quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Profissão: Visagista

A gente quer começar a mostrar umas dicas aqui no blog sobre maquiagem e tal, mas acho que é legal dar uma pequena explicação sobre o estudo do rosto.
Já fazem alguns anos que eu escuto a Fê falando em Visagismo e com o livro do Phillip Hallawell em baixo do braço. De tanto ela falar disso eu até já descobri que o Visagismo vai muito além de equilibrar as sobrancelhas, ou engrossar os lábios para parecer mais harmonioso. A coisa é bem mais profunda do que aparência, tem a ver com a Personalidade de cada um. 

Ao pé da letra, Visagismo significa estudo do rosto, mas na prática, o bom profissional do visagismo além de observar o rosto como um todo deve também analisar o andar, o sentar, os gestos e posturas, a cor da pele e ainda levar em consideração a Personalidade da pessoa.
Com base na idade, profissão e o que a pessoa deseja expressar, ou dependendo das mudanças que ocorreram em sua vida, pode-se criar uma nova imagem que vai transformar  sua aparência fazendo com que transmita um outro Temperamento. Por exemplo: uma recem formada Advogada, deve perder o ar de estudante para transmitir credibilidade aos seus clientes. Veja exemplos interessantes no site www.visagismo.com.br

É legal saber que o rosto é dividido em 3 áreas: A área superior é do Intelecto; Área da Emoção que corresponde a parte central do rosto e Área da Intuição que fica na parte inferior.  Pra entender melhor tem uma figura que eu retirei do livro do P.Hallawell:

No momento em que modificamos algumas destas áreas de nosso rosto, podemos modificar a imagem que enxergamos de nós mesmos e aquilo que queremos demonstrar. Por exemplo, ao prendermos ou modificarmos uma franja, abrimos a área relacionada ao intelecto. Isso quer dizer que tal pessoa ao olhar-se no espelho com sua nova imagem terá uma percepção diferenciada de sua própria capacidade intelectual, tornando-se, de fato mais confiante de sua inteligência. O mesmo acontece quando removemos [ou damos novos formatos] a uma barba ou bigode, relacionados com a intuição. A pessoa visualiza sua nova imagem e muda, de fato, sua relação consigo mesma e começa a demonstrar mais confiança no que quer transmitir. Por isso dizemos que um blush na área das bochechas pode fazer uma pessoa parecer mais saudável, menos depressiva... O mesmo quando cobrimos olheiras com corretivo, relacionadas com a área das emoções.

Bem, sabendo-se disso podemos usar o Visagismo a nosso favor, para corrigir pequenas imperfeições ou ainda para aumentar a auto-estima das pessoas.
Todo mundo sabe que a pessoa que se sente mais bonita e agradável, torna-se mais acessível e simpática, mais aberta pra vida. Muitas vezes uma pequena mudança como um corte de cabelo, ou uma nova maneira de se maquiar pode mudar completamente o temperamento e a atitude de uma pessoa. Por isso que os quadros de "Transformaçãoes" fazem tanto sucesso na tv. Afinal quem não quer se sentir bonita e confiante?
E o visigista trabalha com tudo isto. É mais que um maquiador e cabelereiro, é um especialista na arte de personalizar uma imagem e criar um estilo. Como dizia o grande Fernand Aubry, o pai do Visagismo: "o Visagismo é uma arte e o visagista é o escultor do rosto humano". Atualmente, aplica-se o Visagismo em diferentes profissões relacionadas á imagem, como manicures, fotógrafos, estilistas, cabelereiros, maquiadores, etc...
Bem, nos próximos posts vamos mostrar como identificar seu temperamento principal e algumas dicas de como reverter sua aparência para que sua imagem transmita mais confiança.

Informação é tudo! Enjoy ...

Texto: Carol
Consultoria: Fê Ellis

Um comentário: